Foto: PF (Divulgação)
A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira, a Operação Locus para apurar desvio de recursos públicos em Rosário do Sul e Dom Pedrito. Nas duas cidades gaúchas, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
Brigada Militar apreende carro furtado após grupo atirar contra guarnição
De acordo com o delegado da Polícia Federal Alessandro Maciel Lopes, a ação de hoje é um desdobramento da Operação Laranja Mecânica, que aconteceu em novembro do ano passado, e tinha como objetivo apreender documentos que possam ajudar na investigação da fraude de serviços de transporte escolar e de saúde. Em Rosário, os mandados foram cumpridos na prefeitura e em uma empresa que não teve o nome divulgado.
Os casos teriam acontecido em Rosário do Sul, Dom Pedrito e Santana do Livramento entre 2015 a 2017 por meio da formação de cartel - empresas se reuniam e faziam distribuição de linhas apenas entre elas -, além de cobrar por serviços que não eram prestados, oferecer vantagens a diretores de escola em troca da fraude nos transportes e realizar contratações sem licitações. A estimativa é que o prejuízo aos cofres públicos chegue a R$ 500 mil.